sexta-feira, 29 de julho de 2011

Professores indígenas se reúnem com a Secretária e equipe da Seduc

Assessoria Seduc/MT - Secretária Rosa Neide Sandes de Almeida, com professores indígenas e equipe da Seduc. Representantes de professores de 12 etnias indígenas, acompanhados do presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEI/MT), Filadelfo Oliveira Umutina, definiram com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e representantes dos setores da Educação Indígena, Formação, Diversidades e Estrutura Escolar, encaminhamentos para melhorias no trabalho desenvolvido nas escolas das aldeias.


Entre as reivindicações apresentadas, duas ganharam destaque e foram comemoradas pelo grupo. A primeira delas se refere à criação de um grupo de trabalho para realizar um estudo de demanda de Concurso Público específico para professores Indígenas. Também ficou definida a escolha, por parte dos professores, Conselho de Educação Escolar Indígena e comunidades, de um professor indígena efetivo para compor o quadro da Superintendência de Formação da Seduc.

O profissional escolhido, assim com o coordenador da Educação Indígena, Félix Rondon Adugoenau, irá atuar como interlocutor das necessidades dos profissionais da educação escolar indígena, com foco na política de formação. Ele será o responsável pela  formação continuada junto aos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) nos diferentes pólos do Estado.

Durante as três horas de reunião foi apresentada uma pauta extensa com quatro pontos prioritários. Os dois principais já apresentados e deliberados, e os demais como construção da rede física nas aldeias e Sistemas On Line (Diário de Classe e Prestação de Contas) foram esclarecidos pontualmente, conforme a situação de cada região.

“A Seduc irá realizar uma capacitação e treinamento para solucionar possíveis dificuldades com o Sistema”, destaca Rosa Neide. E ainda, quanto às obras, foi esclarecido que muitas já foram licitadas e estão em andamento. Outras, aguardam empresas interessadas em atender o serviço. “Essa é uma das razões que atrasam o início das construções. As empresas se recusam a pegar obras em áreas como Xingu e em outras que apresentam dificuldade de acesso”, conclui a secretária. E, em outras regiões contempladas com os projetos do MEC para construções, aguardam aprovação.

O presidente do CEI, concluiu agradecendo o atendimento e estendendo o convite a Seduc para a participação do encerramento do semestre do curso indígena intercultural, na sexta-feira (29/07), na Unemat de Barra do Bugres. “As reuniões entre os povos e a Seduc fortalecem a parceria e as conquistas por melhorias na Educação Indígena”, disse Filadelfo Umutina.

Participaram do encontro professores indígenas das etnias, Rikbaktsa, Umutina, Bororo, Kalapalo, Paresi, Xavante, Bakairi, Terena, Ikpeng, Suiyá, Trumai, Metuktire.

ROSELI RIECHELMANN - publicado em 26/07/2011
Assessoria/Seduc-MT

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Best Buy Printable Coupons